Cronograma Capilar: O que é? Como fazer?


Oiii gente, tudo bem com vocês?

Como vocês já viram no título do post, hoje eu vim falar sobre um dos assuntos mais comentados e que com toda certeza fascina todas as mulheres que é cuidado com os cabelos, mas especificamente o cronograma capilar.

Não sou nenhuma expert no assunto, apenas uma curiosa... Li bastante e resolvi reunir aqui as informações mais importantes e mostrar como eu estou fazendo o meu cronograma, além de produtos acessíveis que podem ser utilizados.

O que é? 

O cronograma capilar é basicamente uma agenda que você seguirá de tratamento intensivo para repor todos os nutrientes de que o cabelo precisa e que vai naturalmente sendo perdido com o uso de secadores, chapinhas, água quente do chuveiro, água com cloro e até mesmo a exposição ao sol.

Ele é composto pelas etapas que o nosso cabelo mais precisam para restaurar seus nutrientes que são: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Sempre que fazemos algum processo químico no cabelo, como progressiva, descoloração, pintura, os fios ficam mais frágeis, perdem água e necessitam de um cuidado maior.

Na etapa de hidratação será reposta a água que os fios perderam, com ajuda de vitaminas e extratos vegetais.

Na nutrição será feita a reposição de lipídios (gordura, óleos).

Já na reconstrução será dada força ao cabelo, utilizando queratina, colágeno, arginina, entre outros.

Vou citar como exemplo a situação do meu cabelo, nunca tive muitos problemas com ele, mas depois que passei a fazer luzes notei que ele tem ficado bastante ressecado e ele também passou por algumas progressivas, o que deixou minha raiz oleosa.

Como fazer?

O cronograma capilar "oficial" é composto de 4 semanas, dívidas da seguinte maneira:

Clique para ampliar
Como se pode observar a hidratação é um dos passos mais frequentes do cronograma oficial. Já a reconstrução que é um procedimento mais forte, é feito apenas uma vez no mês. Pelo que li, o ideal é começar com o oficial e depois você pode adaptar à necessidade do seu cabelo. Entretanto, é sempre bom ter cuidado com a etapa de reconstrução que se feita em excesso pode ter um efeito contrário ao esperado. 

A cada semana o cabelo deverá ser lavado três vezes com intervalo mínimo de 48 horas, ou seja, se comecei o cronograma na segunda, então será: segunda, quarta e sexta

Já o intervalo de uma semana pra outra pode ser de 72 horas, por exemplo, se terminei minha semana na sexta posso esperar passar o sábado e o domingo e recomeçar na segunda.

Mas, e aí? É só fazer um mês de cronograma capilar e vou ter o cabelo perfeito? Infelizmente não! É preciso fazer o cronograma constantemente, pois é natural que o cabelo vá perdendo água e nutrientes ao longo do tempo. 

É aconselhável fazer uma pausa de 30 dias a cada 6 meses para não sobrecarregar os fios com o tratamento.

Passo a Passo do Meu Cronograma

Como falei, estou seguindo o cronograma oficial, caso ache necessário, farei adaptações e, se isso acontecer, venho aqui contar pra vocês. Vamos lá então:
  • Primeiro gosto de lavar os meu cabelos com algum shampoo transparente (1 ou 2 vezes, depende de quão sujo esteja);
  • Em seguida lavo com um shampoo hidratante ou um shampoo desamarelador (uso por causa das minhas luzes, mas você pode substituir);
  • Passo a máscara correspondente à etapa do cronograma e aguardo o tempo necessário; 
  • Após retirar a máscara, utilizo o condicionador para fechar as cutículas do cabelo (algumas meninas não utilizam o condicionador, mas eu gosto de usar!).

Produtos  Utilizados:

Percebi que na maioria dos vídeos e posts, as meninas utilizam produtos importados e meio fora da realidade de muita gente. Pensando nisso, resolvi trazer produtos acessíveis que também podem ser utilizados. 

É bom deixar claro que alguns produtos importados podem ter uma qualidade maior, mas seguindo o cronograma corretamente, é possível ter resultados tão bons quanto, utilizando produtos mais acessíveis.

Como os cabelos acabam se acostumando com os efeitos dos shampoos, condicionadores e máscaras, eu achei importante ter pelo menos dois de cada para pode fazer a substituição e não deixar o cabelo se acostumar, além do que eles podem ter composições diferentes e se complementarem.

O shampoo transparente que tenho usado, desde muito antes do cronograma é o Brilho Extremo da Pantene, ele funciona muito bem nos meus cabelos e me dá uma sensação de limpeza sem ressecar os fios.


De shampoo hidratante tenho utilizado o Head & Shoulders Pós Química e o Sheer Blonde Color Renew da John Frieda que tem efeito desamarelador (eu sei que esse último não é muito acessível, mas você pode substituir por outro de sua preferência). Um nacional muito bom que usei foi o da Bioextratus que inclusive já fiz resenha no blog (aqui).




Os condicionares que utilizo são os mesmos dos shampoos, conforme as imagens acima.

Máscaras de Hidratação

Pantene Pro V Controle de Queda: fortalece os fios contra danos, evita a quebra , restaura a maciez e recupera a hidratação. Os produtos ajudam o cabelo danificado a ganhar força da raiz às pontas, o que reduz drasticamente a queda por quebra. 


Pantene Rejuvene-7 Reparação Rejuvenescedora: a máscara age profundamente e fortalece cada fio de cabelo, reestruturando suas áreas danificadas. Sua fórmula exclusiva SEM SAL é concentrada em nutrientes e pro-vitaminas para te dar: Hidratação, Força, Reparação, Sedosidade, Brilho radiante, Controle de Frizz e Pontas mais protegidas.


Bepanthol Derma Líquido: eu já sabia do poder do Bepanthol para hidratação do rosto e do corpo, mas para o cabelo confesso que desconhecia. Tenho utilizado ele junto com a máscara de hidratação e estou adorando o resultado. Não tenho uma quantidade exata vou no "olhometro", mas a quantidade vai variar de acordo com a sua quantidade de cabelos, como tenho pouco, uso pouco.



Máscaras de Nutrição

Dove Óleo Nutrição: Fórmula enriquecida com nutri-óleos sem peso. Uma combinação única de óleos naturais de argan, coco e amêndoas, tão finos que são rapidamente absorvidos para nutrir profundamente e repor os nutrientes essenciais, sem deixar a sensação de oleosidade.


Pantene Fusão da Natureza: O Tratamento Intensivo Reparação Nutritiva tem 3 vezes mais Pro-Vitaminas e atua em cada fio para reparar e nutrir cabelos danificados, ressecados e sem brilho. Sua fórmula exclusiva SEM SAL combina o poder de ingredientes naturais como sementes de flor de Cássia e Uva, abacate e bambú com toda a ciência e tecnologia Pro-V do Pantene Institute que você já conhece.


Na nutrição também pode ser feita umectação com óleos vegetais, mas esse assunto vou deixar para outro post.

Máscaras de Reconstrução

Loreal Elseve Reparação Total 5: especialmente desenvolvido para reparar, fortificar e proteger seus cabelos em todas as estações do ano contra os 5 sinais de danificação deixando-os restaurados e brilhantes da raiz até a ponta através da Bio-ceramida e da Pro-Queratina. 


Tutanat Carga Máxima de Queratina: sua fórmula vançada com queratina promove a hidratação profunda dos fios em apenas 10 minutos de aplicação. Reconstrói a fibra capilar aumentando a resistência, repõe os nutrientes perdidos nas ações de processos químicos e evita pontas duplas, fortalecendo os cabelos fio a fio.


TREsemmé Reconstrução e Força:  ajuda a reconstruir o cabelo severamente danificado, recuperando a estrutura do fio enfraquecido, enquanto proporciona um tratamento de revitalização intensa.


Nos passos de Hidratação e de Nutrição costumo deixar a máscara agir por mais tempo do que o recomendado nas embalagens.. deixo entre 30 a 60 minutos dependendo da minha disponibilidade. Já as máscaras de reparação, eu sigo a risca as instruções da embalagem, pois como os compostos são muito fortes, principalmente a queratina, é bom ter cuidado!

Todos os produtos que mostrei, tirando os shampoo e condicionador da John Frieda, são fáceis de encontrar e custam entre R$12,00 e R$15,00 cada.

Espero que tenham gostado, que esse post tenha sido esclarecedor e que incentive vocês a cuidarem das madeixas... Dá um trabalhinho, mas com certeza o resultado vale a pena. Ainda não tenho antes e depois, porque comecei recentemente, mas estou acompanhando e assim que tiver algo mais concreto volto pra mostrar.

Quem tiver sugestões ou perguntas pode deixar aí nos comentários, terei prazer em responder!

Beijinhos e até a próxima =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário